quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Tornados


Um tornado é um pequeno mas intenso remoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão durante tempestades.
Se o remoinho chegar a alcançar o chão, a repentina queda na pressão atmosférica, e os ventos, de alta velocidade fazem com que o tornado destrua tudo o que encontra no caminho.
Normalmente a sua ocorrência decorre no final da tarde, pois é esse o horário que a atmosfera esta mais instável.
Porem não é comum observar o surgimento desses ciclones durante a noite. Isso porque os tornados também vem de varias categorias especificas de nuvens que se chama super-celulas de tempestade que amadurecem, durante o dia e se transformam em fortes tempestades de granizo.
A intensidade e classificada na escala de Fujita que vai de F0 até F6, sendo o F0 o mais fraco e o F6 o mais forte, tornados com intensidade acima de F5, são improváveis de acontecer.
Como se forma um tornado:
1- Antes do desenvolvimento da tempestade, uma mudança na direcção do vento e um aumento da velocidade com a altura criam uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera. Essa mudança na direcção e velocidade do vento é chamada de cisalhamento do vento.
2- Ar ascendente da baixa atmosfera entra na tempestade inclinada e o ar em rotação da posição horizontal muda para a posição vertical.
3- Então há a formação de uma área de rotação com comprimento de 4-6 km, que corresponde a quase toda extensão da tempestade. A maioria das tempestades fortes e violentas é formada nestas áreas de extensa rotação.
4- A base da nuvem e sua área de rotação são conhecidas como wall cloud. Esta área é geralmente sem chuva.

Sem comentários: